Desfrute do ar puro das aldeias de montanha

ArtigoI- Outras actividades que pode praticar na região da serra da estrela

23-06-2010 00:52

Além da canoagem e quando escasseia a água nos rios, a Serra de Estrêla e a Serra do Açor oferecem-nos terreno para várias outras actividades ao ar livre, como caminhadas, passeios de BTT e canoagem entre outras.

Embora não tenhamos pleno conhecimento das potencialidades que esta região apresenta para a prática das mesmas - nomeadamente quanto a todos os percursos possíveis de efectuar -, não gostaríamos de deixar referir aqueles que vamos conhecendo.

No que respeita a percursos para caminhadas e passeios de BTT, podemos referir os seguintes:

  • Na generalidade, todos os percursos pedestres na Serra da Estrêla podem ser igualmente feitos com BTT, nomeadamente os que se encontram assinalados na Carta Turística (esc. 1:50.000) do Parque Natural da Serra da Estrêla e num pequeno livro que os descreve em pormenor, podendo ser adquiridos naquela entidade, na ADRUSE ou em postos de turismo da região.  Os percursos vão desde Unhais da Serra, a Sul, até Prados, a Norte.

  • Na Serra do Açor, efectuámos um magnífico passeio de BTT que, começando na Capela da Srª das Necessidades (Colcorinho) termina na Ponte das 3 Entradas, depois de passarmos perto do INATEL do Piódão, pelo Piódão, por Foz de Égua, Vide e Alvôco das Várzeas.

Quanto ao canoagem, deixamos aqui algumas sugestões:

  • Descer o rio Alva desde a represa do Sabugueiro até à Srª do Desterro, ou daqui até Vila Cova à Coelheira com possibilidade de sair numa ponte a meio deste troço.

  • Descer a Garganta de Loriga

  • Descer a Ribeira de Loriga, a jusante de Loriga

  • Descer a Ribeira do Alvôco, de Alvôco da Serra até à Barriosa.

  • Descer os percursos 1 e 3 do rio Mondego.

 

 

Procurar no site

Contatos

Aldeias-montanha-online https://cms.aldeias-montanha-online.webnode.com.pt/