Desfrute do ar puro das aldeias de montanha

 

Breve descrição do Projecto  

 

"Aldeias de Montanha" é o nome atribuído ao projecto web que está a ser desenvolvido neste portal. Este projecto visa a  divulgação de um pacote de roteiros turísticos criado no Concelho de Seia on-line, que abrange quatro freguesias: Alvôco da Serra, Cabeça, Lapa dos Dinheiros, Loriga e Sabugueiro. Este portal disponibiliza imagens destas Aldeias situadas na montanha, toda a informação indispensável para o turista ficar a conhecer esta zona e todo o património Histórico, Cultural e Gastronómico. Estas Aldeias devem ser valorizadas, promovidas e divulgadas, pois oferecem  aos visitantes bons motivos para as conhecer e desfrutar. Não sendo possível descrever tudo o que estas aldeias têm para oferecer,   este projecto vai incidir também em alguns aspectos, que pela sua beleza e singularidade, poderão merecer uma maior atenção por parte dos  turistas.

Este projecto é uma mais valia para a promoção da nossa região.   Dá a conhecer outras alternativas de turismo e valoriza aldeias deslocadas do centro de Seia, afastadas, devido à sua localização geográfica, mas que também são importantes, pois têm segredos que nunca serão revelados se não forem visitadas. Este portal visa, sobretudo, fazer chegar esta informação sobre estas Aldeias a um público maior e mais vasto.

 

 

 Objectivos especificos

 

. Estimular o desenvolvimento do turismo na área rural;


· Ampliar e diversificar a oferta turística;


· Manter e divulgar a identidade local da região;


· Aumentar  o tempo de permanência, de visita e o gasto médio dos turistas;


· Executar um roteiro turístico com interesse para o Município;


· Desenvolver um pacote de roteiros turísticos dentro de um modelo sustentável;

  

 Objectivo Principal deste projecto

 

 

O objectivo principal deste projecto é justamente, despertar ideias e passar uma mensagem optimista para os turistas que procuram locais calmos, em contacto com a natureza, onde possam desfrutar momentos únicos com a sua família e amigos, com preços baixos durante a sua  estada. Este produto caracteriza-se por um conjunto de sugestões apelativas promovendo o turismo da região.   O Concelho pode melhorar as suas infra-estruturas e obter maiores receitas com o desenvolvimento de alguns sectores de Turismo.   Apenas é necessário actualizar, com frequência, a informação disponível no portal.

 

 
 Análise SWOT

 

Forças

·Aldeias auto-suficientes em termos de comércio e alguns serviços;

·Património Histórico-cultural

·Recursos Naturais e Paisagísticos

·Gastronomia

 

Oportunidades

 

·Potencialidades Turísticas

·Possibilidades de desenvolvimento em termos de acessos e infra-estruturas

 

Fraquezas

 

·Difíceis Acessos

·Isolamento

.Distância a outros centros urbanos

·Ausência de locais de diversão para jovens

 

Ameaças

 

·Maiores índices de poluição

 

 

 Importância da Internet neste Projecto

 

A Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados que permite o acesso a informações e a todo o tipo de transferência de dados.
Esta rede mundial de computadores, presentemente, é imprescendivel para qualquer empresa que queira ser conhecida a nivel mundial.  É o meio mais democrático, fácil e de rápido acesso que possibilita a qualquer empresa fazer uma exposição eficiente e convincente dos seus produtos e serviços. A Internet permite a qualquer empresa a criação do seu próprio portal/web-site. O utilizador pode obter uma conta premium ou simplesmente gratuita.A maior parte das empresas acaba por pagar uma taxa anual pela utilização do serviço, pois é uma garantia de que o site está assegurado e pronto a ser visualizado por qualquer cliente.Trata-se de um investimento mínimo perto do que é solicitado pelos chamados media tradicionais.
A informação contida neste portal estará disponível 24h por dia. A internet é uma mais-valia para uma empresa, pois, permite criar novos clientes e trocar informação disponível.

 

Poema de Miguel Torga sobre a Serra da Estrela

 

 Clique na foto para ter acesso a outros poemas do autor Miguel Torga!!

 

    “ Na verdade, todas as vezes que visitei, olhei e perscrutei, a ver se conseguia entendê-la, andei sempre à roda, e sempre à roda da mesma força polarizadora: a Estrela.             

    Como aquelas divindades ciosas, que não consentem adoração a mais nenhum poder, só fascinado por ela o peregrino é capaz de caminhar e perceber. Beira, quer já de si dizer beira da serra. Mas não contente com essa marca etimológica que lhe submete os domínios, do seu trono de majestade a esfinge de pedra exige a atenção inteira. Alta, imensa, enigmática, a sua presença física é logo uma obsessão. Mas junta-se à perturbante realidade uma certeza ainda mais viva: as de todas as verdades locais emanarem dela. Tudo se cria nela, tudo mergulha as raízes no seu largo e materno seio. Ela comanda, bafeja, castiga e redime. Gelada e carrancuda, cresta o que nasce sem a sua bênção; quente e desanuviada, a vida à sua volta abrolha e floresce… Mas e Estrela não divide: concentra”

 

 

Procurar no site

Contatos

Aldeias-montanha-online http://cms.aldeias-montanha-online.webnode.com.pt/

MAPA DO CONCELHO DE SEIA

Visite a página do Concelho de Seia

Visite os sites das Juntas de Freguesia destas Aldeias, clicando nos símbolos de cada Freguesia!