Desfrute do ar puro das aldeias de montanha

 

Aldeia do Sabugueiro

 

Localização Geográfica 

  

Esta aldeia é considerada a mais alta de Portugal Continental, situada nos vales da Serra da Estrela a cerca de 1150 metros de altitude. Oferece aos turistas paisagens magníficas, bem como um variado conjunto de produtos regionais, onde se destaca o famoso queijo da serra, o presunto, os enchidos, o mel, a aguardente zimbrada, o pão de centeio, as mantas, os tapetes de lã de ovelha, os famosos cães da serra que é um dos simples da Serra da Estrela.

Actualmente a principal referência não é a pastorícia, mas sim o turismo. O Sabugueiro é identificado como centro de turismo serrano, local de passagem e paragem de muitos que visitam e que percorrem a Serra da Estrela, nomeadamente, em direcção à Torre.

    

Resenha Histórica

 

A aldeia do Sabugueiro foi habitada em tempos idos por pastores transumantes e camponeses que, enquanto permaneciam na aldeia, semeavam, lavravam, ceifavam e malhavam o centeio, ocupando o resto do tempo com a pastorícia. Com as limitações do clima agreste, neve e frio durante alguns meses e o acidentado do terreno, os pastores foram obrigados a procurar melhores pastos, praticando a transumância de Inverno para zonas mais baixas, regressando no Verão para os altos da serra. Esta prática de nomadismo pré-histórico ainda é utilizado nesta aldeia. Atendendo às condições naturais, a pastorícia e a agricultura eram as actividades principais. Presentemente, o turismo e o comércio são o motor económico da aldeia. Contudo, as rotinas diárias são marcadas pelas práticas antigas. Os laços comunitários que ainda se fazem sentir aparecem patentes nas tarefas referentes ao forno, ceifa e malha do centeio e no apascentar do gado em rebanhos únicos no alto da serra.

 


  Patrimonio Histórico  Cultural

 
 Embora o turismo e o comércio constituam as principais actividades económicas das suas gentes, os usos e costumes de outrora marcam, ainda, o ritmo diário da aldeia.
Sabugueiro é a terra do centeio e da pastorícia. Hoje em dia as gentes da aldeia reúnem-se no forno comunitário para fazer o centeio do Sabugueiro que é vendido e dado a provar nas lojas de artesanato.

É importante destacar a existência do Cão da Serra que é um elemento precioso na guarda dos rebanhos, contra os eventuais predadores e o símbolo da Serra da Estrela. Se estiver a pensar m adquirir um genuíno cão da Serra da Estrela dirija-se a um dos canis aqui existentes ou dirigir-se as lojas artesanais desta aldeia.

Esta aldeia oferece ao visitante paisagens deslumbrantes e locais pitorescos de curiosidades múltiplas. Os moinhos de água e o forno comunitário são exemplos de memórias de um passado que não quer ser esquecido. A cascata da Fervença e o covão do Urso, ampla depressão de origem glaciária, constituem exemplos de valores paisagísticos.

Constitui um dos melhores pontos de partida para conhecer algumas das estruturas do aproveitamento hidroeléctrico da serra da Estrela, de que são exemplo as barragens do Lagoacho, do Vale do Rossim e da Lagoa Comprida, o maior reservatório de água em toda a serra. No aglomerado urbano há aspectos pitorescos que marcam a história.

 

Festa e Romarias

No sabugueiro há duas festas que se destacam, a festa da Nossa Senhora da Graça e a Festa do Santíssimo Sacramento. A Nossa Senhora da Graça é a padroeira do Sabugueiro. Esta festa celebra-se no 3º fim-de-semana de Setembro e constitui o ponto alto das festas locais que se realizam ao longo do ano. “A festa” contempla procissões de andores, comunhões solenes das crianças, concertos e leilões de quermesse. 

Memórias e Lendas

Tento em conta que o Sabugueiro tem poucas lendas escolhi a lenda da Serra da Estrela porque o Sabugueiro fica localizado num dos pontos mais alto da Serra da Estrela. Também há uma lenda que surgiu em volta de Santa Clara que é a Padroeira da Aldeia do Sabugueiro.

Conta-se que Santa Clara apareceu num local que ainda hoje se chama Monte do Outeiro. Os aldeões ergueram uma capela, a capela de Sabugueiro para lá colocarem a imagem, mas, ela não gostava de lá estar e continuava a aparecer no monte do Outeiro. Os aldeões fizeram uma capela nova perto de uma fonte perto do monte e colocaram lá a imagem de santa Clara. Um dia, passou lá um malvado e picou os olhos da Santa e logo a fonte secou.

 

 

Locais de Interesse

 

No Sabugueiro há locais que não podem deixar de ser valorizados e mostram um pouco da nossa Cultura Serrana. Nomeadamente, a Cascata da Fervença Cascata, a Fonte do Ferreiro, o Cemitério Velho, o Forno Comunitário, o Polidesportivo, as Barragens, a Praia Fluvial, o Museu Etnográfico, o Largo da Igreja; a Central Hidroeléctrica, a Capela de Nª. Senhora de Fátima e a Ponte sobre o Rio Alva.

 

 


Hotelaria

 

            Disponibilizo uma tabela com alguns equipamentos Hoteleiros que penso que serão úteis a quem nos visita, onde comer onde dormir. 

 

Equipamentos Hoteleiros

Contactos

Churrasqueira “O Chocalho”

Localização: Rua do Comércio, nº 45

 238 314 878

Restaurante Grelhados da Serra

Localização: Rua do Porto Escuro

238 312 137

Restaurante Mirante da Estrela

Restaurante típico
"O verdadeiro sabor serrano"
Cozinha Regional tradicional em forno de lenha.

* Encerrado à Quarta Feira
* Capacidade - 100 lugares
* Preços especiais para grupos

 

238 311 431

1

1

 

 

238 311 431

 

Restaurante Abrigo da Montanha

 


238 315 329

1

1

 


238 315 262

1

 

 

Casa da Ponte

Localização: Rua do Comércio, nº3

Encerra: Quartas - Feiras

 

238 312 693

Restaurante Casa Martins

Localização: Rua do Comércio

Horário de funcionamento:

Diariamente das 8 horas às 24 horas

238 311 900

Restaurante Mir'Alva

Localização: Rua do Comércio

238 311 646

Restaurante Monte Estrela

Localização: avenida do Comércio, nº 39 1

238 312 984

Restaurante 'O NEVÃO'

Localização: Rua da Barreira

Horário de Funcionamento: Encerra à Quarta-Feira todo o dia e de segunda a sexta à hora de jantar, salvo se forem feitas marcações prévias.

238 311 432

Restaurante Ribeira D'Alva

Localização: Rua do Comércio

Encerrado à Quarta-Feira e todos os dias à hora de jantar, salvo se forem feitas reservas antecipadamente.

238 311 978

Restaurante "Cozinha Serrana"

Localização: Rua do Comércio

Não disponível

Casa da Moreia

Localização: Travessa do Outeiro

 3 6270 – 151 Sabugueiro

T.E.R. - Turismo em Espaço Rural

 

961 951 167

Correio: info@casadamoreia.com

              http://www.casadamoreia.com

Casas do Cruzeiro 1

Localização: Apartado 85

6270 - 151 Sabugueiro

238 315 872/238 315 282

E-mail: http://www.quintadocrestelo.pt/

Hospedaria a Torre

Localização: Rua do Comércio, nº 34 6270 – 151 Sabugueiro

Localização: Uma unidade de excelente qualidade no centro da rua principal.

238 313 317 / 914 226 770

Hospedaria O Abrigo da Montanha

Localização: Rua do Comercio Nº 46

6270 - 151 Sabugueiro

 

351 238 315 329/ 351 238 315 262

E-mail: info@abrigodamontanha.pt 1

http://www.abrigodamontanha.com.pt

Café Estrela D’Alva

Localização: Rua do Comércio – 6270 – Sabugueiro

Informação: Café Bar Artigos Regionais

 

238 313 683

Casa a Torre

Localização: Rua do Comércio – 6270 – 151 – Sabugueiro

Informação: Artigos Regionais Queijo e peles

 

238 314 648

Casa Altitude

Localização: Rua do Comércio, 19

6270 – 151 – Sabugueiro

Informação: Artigos Regionais

238 315 895

   Gastronomia Típica

  

Loriga é caracterizada pela sua Gastronomia Típica e pratos que estão presentes em vários estabelecimentos hoteleiros como o Café-Restaurante Império. O prato típico da vila de Loriga é o Cabrito à Serrana acompanhado com feijão à Loriguense. Como entradas o Queijo de ovelha e cabra; Requeijão e Queijo Fresco e a broa de Milho feita no forno da vila. Os doces de Loriga são muito procurados e invejados, o bolo negro, o pão-de-ló; as Broinhas, o leite-creme torrado à Loriga; o Arroz doce à moda de Loriga e como bebida a aguardente de Zimbro.  

 

Procurar no site

Contatos

Aldeias-montanha-online http://cms.aldeias-montanha-online.webnode.com.pt/
                 Links Úteis

Clique aqui para visitar a associação de beneficiência do Sabugueiro

Clique aqui para visitar o Portal da Junta de Freguesia do Sabugueiro

Clique aqui para saber mais sobre a Freguesia do Sabugueiro

 

Clique aqui para saber mais sobre o portal Abrigo da Montanha