Desfrute do ar puro das aldeias de montanha

ArtigoII- O Papel da Internet neste projecto

18-03-2010 12:31
 
Embora os provedores de acesso à web tenham dado passos significativos no fornecimento de serviços contínuos e atentos às ocorrências de falhas, ainda são medidas pró-ativas que assegurem uma rápida capacidade de recuperação da infra-estrutura de comunicação das empresas.

A internet e as redes WANs baseadas em protocolo IP têm se tornado os agentes capacitadores das principais transações de negócios. Ao mesmo tempo, elas também representam um grande desafio para assegurar a continuidade dos negócios. Embora os provedores de acesso à web tenham dado passos significativos no fornecimento de serviços contínuos e atentos às ocorrências de falhas, problemas ainda ocorrem e provavelmente continuarão a ser uma realidade por muito tempo, uma vez que erros humanos, maldade, desastres naturais, competitividade empresarial, persistirão.

Acordos de níveis de serviço podem garantir apenas uma mínima segurança. Porém, mais necessário, são medidas pró-ativas que assegurem uma rápida capacidade de recuperação da infra-estrutura de comunicação das empresas. O atendimento destas duas necessidades: acesso à internet e redirecionamento transparente para sites DR-Recovery, é a chave para o planejamento de ações de Recuperação de Desastres/Continuidade de Negócios nos dias de hoje.

O planejamento de ações de Continuidade de Negócios normalmente cobre todos os aspectos de uma organização, mas a ênfase maior é colocada na proteção dos sistemas relacionados à tecnologia da informação e processos de negócios. Historicamente, a perda de dados tem sido a principal preocupação relacionada à diminuição dos riscos de TI e o foco tem sido para diferentes níveis de back-up e soluções de restauração.

Nos últimos anos, entretanto, os sistemas baseados na internet têm ocupado um papel crescente na automação dos processos de negócios e na comunicação dentro da organização e com parceiros e clientes.

O mais simples e efetivo approach para lidar com questões de confiabilidade associadas à internet e redes WAN é o conceito de multi-homing, também conhecido como switching Multi-WAN. Uma rede corporativa multi-homed usa mais de um link e/ou provedor de serviço, paralelamente, para a conexão com o mundo exterior, via internet ou WAN , ou para a interconexão de sites.

Os switches Multi-WAN fornecem um retorno mais rápido do investimento do que outros enfoques anteriores ao multi-homing, tais como o BGP, em função de terem uma implementação e manutenção com custos mais baixos e, indiretamente, através da utilização da disponibilidade de banda de forma mais efetiva. O que resulta em despesas mensais com conectividade mais baixas.

Também é importante destacar, mesmo que brevemente, a questão do redirecionamento global, que possibilita a redireção de acesso de usuário para aplicações em sites DR (Discovery Recovery) quando o acesso principal é interrompido. A redireção global é o elemento-chave do planejamento BC/DR que deveria ser considerado pelas companhias que possuem sites DR. Um site DR é tipicamente uma réplica, completa ou parcial, de uma funcionalidade chave de TI que funciona como um back-up quando esta funcionalidade é interrompida.

A criação de uma rede "DR-aware", que utiliza tecnologias de redirecionamento global para assegurar a manutenção dos usuários conectados durante aplicações de missão crítica, é a chave para amplificar o amplo poder da internet para a continuidade dos negócios e garantir a execução e finalização das transações, na ocorrência de um desastre.

Procurar no site

Contatos

Aldeias-montanha-online https://cms.aldeias-montanha-online.webnode.com.pt/